Agronegócios
17h30 11 Abril 2025
Atualizada em 11/04/2025 às 17h30

Javalis: Minas Gerais elabora projeto de lei para eliminação dos animais

Sindicato de Sacramento afirmou que cerca de 40% dos agricultores da região foram forçados a mudar de atividade devido aos danos causados por esses animais.
Por Redação TV KZ

Animais de grande porte têm causado preocupação no Triângulo Mineiro, especialmente entre os agricultores. Os javalis, que podem percorrer até 300 km em um dia e pesar até 300 quilos, têm invadido propriedades rurais, prejudicando colheitas e elevando os custos de produção.

De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, cerca de 40% dos agricultores da região foram forçados a mudar de atividade devido aos danos causados por esses animais. O tema foi debatido em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ocorrida na última quinta-feira (10).

Legislação estadual

Os parlamentares discutiram a necessidade de uma legislação estadual que estabeleça um controle efetivo da população de javalis, refletindo o conteúdo do Projeto de Lei (PL) 1.858/23. Esse projeto, de autoria conjunta de deputados, visa permitir o manejo sustentável do javali-europeu e está em tramitação na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Reprodução dos javalis é acelerada

Os javalis têm uma capacidade reprodutiva superior, sendo quatro vezes mais rápido que outras espécies como o porco-do-mato. Especialistas afirmam que a ausência de predadores naturais no Brasil contribui para a proliferação dessa espécie invadida. As unidades de proteção ambiental também estão sendo afetadas, uma vez que esses animais ocupam essas áreas, sem controle efetivo.

Animais interferem na qualidade da água

Além dos danos à vegetação, os javalis estão mudando o curso de rios e córregos nas áreas onde habitam. Esse hábito interfere na qualidade da água e pode afetar a saúde pública. Imagens mostraram lavouras de milho devastadas pelos javalis, que são astutos e têm a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente agrícola.

Ibama e caçadores divergem

Representantes do Ibama destacaram que a proposta de lei para o controle dos javalis é positiva, mas a atenção deve ser voltada às práticas de manejo sustentáveis e éticas. Por outro lado, caçadores defendem seu papel no controle dessa população, argumentando que a legislação ambiental muitas vezes conflita com as necessidades dos produtores rurais.

Solução rápida ao controle de javalis

Os deputados enfatizaram que a questão do controle dos javalis transcende o campo e afeta a saúde pública, urgindo por soluções técnicas e rápidas. A discussão sobre o aumento da população de javalis deve ser abordada de forma a evitar polarizações que possam prejudicar os envolvidos.

VEJA TAMBÉM