Agronegócios
16h30 11 Abril 2025
Atualizada em 11/04/2025 às 16h30

Plano Safra: governo quer adotar linha dolarizada de crédito com foco em exportações

Por Redação TV KZ

O governo está preparando um novo plano safra, que incluirá uma linha de crédito dolarizada destinada a produtores que exportam commodities agrícolas. O ministro da Agricultura e Pecuária afirmou que a taxa de juros deve ser em torno de 8,5% e que essa linha não deverá gerar custos para o Tesouro Nacional.

O objetivo é aumentar a operação deste crédito, garantindo juros que permaneçam abaixo de 10%. No entanto, a instabilidade da moeda norte-americana, impactada por tarifas internacionais, apresenta volatilidade, com a cotação do dólar em torno de R$ 6,00 e possível aumento nos custos para os produtores.

O ministro também ressaltou que estão sendo feitos esforços em parceria com o Banco do Brasil e outras instituições financeiras para maximizar os recursos e expandir o alcance do novo plano, superando os resultados recordes do ano passado, mesmo diante do cenário de Selic elevada.

Para os produtores de médio porte, o governo quer manter o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) em níveis atrativos, embora isso exija um investimento maior do tesouro público. O intuito é proporcionar condições favoráveis para os agricultores que cultivam itens fundamentais como arroz, feijão e batata.

VEJA TAMBÉM