Na véspera de feriado, temporais afetam o Sudeste e o Norte do Brasil nesta quinta-feira (16). A previsão do tempo indica mudanças significativas em várias regiões do país.
Sul
A frente fria se afasta em direção ao oceano, fazendo com que o clima fique mais estável no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde não há previsão de chuva em Porto Alegre e Florianópolis. No Paraná, pancadas isoladas com raios são esperadas nas áreas norte e leste, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba, mas não há expectativa de temporais.
Sudeste
Um cavado meteorológico se move pelo Sudeste, provocando aumento das instabilidades. A previsão é de chuvas intensas em todos os estados, com alertas para temporais.
Centro-Oeste
As condições climáticas incluem muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde em Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul, o sol pode aparecer, mas há chance de chuvas de maior intensidade na metade sul do estado, com tempo abafado predominando.
Nordeste
Regiões do Rio Grande do Norte, Paraíba, centro-leste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe devem ter dias ensolarados e quentes. Pancadas isoladas podem ocorrer no interior de Pernambuco, Piauí e Maranhão, com chuvas mal distribuídas na Bahia.
Norte
Céu nublado e chuvas estão previstas a qualquer hora no Acre, Amazonas e Rondônia, podendo ser fortes. No Pará e Tocantins, o sol aparece e podem ocorrer chuvas com trovoadas no período da tarde. As instabilidades na região são mantidas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), especialmente no Amapá e Roraima, onde a chuva pode acontecer em vários momentos do dia, com temperaturas elevadas em toda a área.