Os preços dos produtos mais procurados na semana da Páscoa apresentaram uma redução média de 0,43% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2024, a Páscoa registrou um aumento de 20,2% em relação a 2023. As informações são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dentre os 11 produtos analisados, seis tiveram aumento e cinco, queda. A redução nos preços foi notada nos seguintes itens: batata-inglesa (-40,5%), cebola (-37,6%), tomate (-7,6%), arroz (-4,1%) e pescados (-0,2%). Por outro lado, os produtos com alta incluem: azeite de oliva (12,6%), ovo de galinha (13,2%), azeitona (13,2%), chocolate e achocolatado em pó (15,1%), chocolate em barra e bombom (18,5%) e alho (26,3%).
A FecomercioSP explica que o aumento nos preços dos chocolates é, entre outros fatores, resultado da queda na safra dos principais produtores internacionais, como Gana, na África, o que impactou na tabela mundial.
A entidade projeta resultados positivos para as vendas no período. A expectativa é que os supermercados em São Paulo tenham um faturamento 5% maior em abril, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esse levantamento não considera apenas a Páscoa, mas também a conjuntura econômica, caracterizada pelo mercado de trabalho aquecido, aumento da renda e disponibilidade de crédito.