Educação
08h20 10 Abril 2025
Atualizada em 10/04/2025 às 08h20

Creches têm mais crianças negras do que brancas pela 1ª vez

Por Redação TV KZ

A porcentagem de crianças negras em creches brasileiras atingiu 40,2% no último ano, superando pela primeira vez a de crianças brancas, que ficou em 38,3%. Os dados foram divulgados pelo Censo Escolar 2024, realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O aumento foi ainda mais expressivo nas creches públicas, onde o percentual de crianças negras subiu de 38% para 45%. Especialistas ressaltam que esse é um avanço significativo, mas que ainda está longe do ideal. Segundo a diretora de uma fundação que atua pelos direitos da infância, é crucial que haja uma busca ativa para garantir o acesso a crianças mais vulneráveis.

Embora o Brasil mostre um aumento nas matrículas na educação infantil, a proporção de crianças matriculadas em creches está em 38,7%, abaixo da meta de 50% estipulada pelo Plano Nacional de Educação. Por outro lado, as matrículas na pré-escola apresentaram uma diminuição de 0,6%. A responsabilidade pela educação infantil recai sobre a gestão municipal, sendo necessário garantir qualidade, infraestrutura e professores capacitados para atender essa faixa etária.

VEJA TAMBÉM