O prazo para inscrições nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina hoje, dia 29. Aqueles que desejam concorrer às vagas que não foram preenchidas nas etapas regulares devem visitar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
O Fies oferece financiamento a estudantes matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que participam do programa federal e que possuem avaliação positiva pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Os resultados da ordem de classificação e pré-seleção serão divulgados em 6 de maio. Os estudantes que forem pré-selecionados precisam ir até a instituição de ensino entre os dias 7 e 8 de maio para comprovar as informações prestadas na inscrição, como a condição de deficiência ou a renda familiar bruta per capita.
Podem se inscrever no Fies os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:
Conforme o edital, 50% das vagas remanescentes são destinadas a candidatos do Fies Social, que serão identificados automaticamente através do CadÚnico. Os pré-selecionados nesta modalidade poderão solicitar financiamento de até 100% dos custos educacionais.
Além disso, vagas serão reservadas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, proporcionalmente à população na região da instituição de ensino.
A instituição de ensino poderá exigir documentação complementar em caso de inconsistência na renda familiar declarada.
Candidatos com deficiência devem apresentar laudos médicos que comprovem sua situação, com a referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Para o ano de 2025, o MEC disponibilizará mais de 112 mil vagas no Fies, com 67.301 delas para o primeiro semestre. O restante será reservado para o segundo semestre, incluindo vagas não preenchidas anteriormente.