Educação
17h10 10 Abril 2025
Atualizada em 10/04/2025 às 17h10

MTE lança cursos profissionalizantes para quem não tem o ensino básico

Por Redação TV KZ

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou, na última quinta-feira (10), um programa que disponibiliza 25 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o país. As capacitações são destinadas a jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram a educação básica, abrangendo desde o ensino fundamental até o ensino médio.

A estimativa é que cerca de 10 milhões de jovens possam se inscrever no programa. O objetivo é combinar a elevação da escolaridade com a formação profissional, atendendo às demandas das indústrias locais.

Os cursos, que terão início na Bahia, nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Salvador, entre outros, foram desenvolvidos em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O investimento inicial é de R$ 200 milhões.

Para se inscrever, os interessados podem procurar a unidade do Sesi mais próxima ou acessar o portal do Sesi da Bahia. Após a conclusão dos cursos, os nomes dos alunos formados serão enviados ao Ministério, que facilitará sua inserção no mercado de trabalho.

Além do lançamento do programa de cursos, o ministro do Trabalho também abordou a proposta do governo para isentar do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física (IRPF) quem recebe até R$ 5 mil, o que poderá beneficiar mais de 10 milhões de brasileiros. A expectativa é que essa proposta seja válida a partir de 2026, caso aprovada pelo Congresso.

VEJA TAMBÉM