Nesta semana, as cidades de Salvador, Recife e Maceió recebem a feira Salão do Estudante. O evento, promovido pela BMI, concentra universidades de diversos países e propõe oportunidades em programas de graduação, pós-graduação, intercâmbio e cursos de idiomas no exterior.
A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo site do Salão do Estudante.
O evento, que também esteve presente nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, conta com o apoio de órgãos governamentais e representações diplomáticas de países com instituições de ensino participantes. A diretora de eventos da BMI no Brasil destaca que o Salão do Estudante é a conexão entre universidades internacionais e estudantes brasileiros.
“Ele oferece um espaço para as universidades que buscam receber estudantes internacionais e para os brasileiros que desejam estudar fora, enriquecendo seus currículos para o mercado de trabalho”, afirma a diretora.
A feira inclui estandes e seminários que orientam os alunos sobre opções de cursos, acomodação, vistos e custos envolvidos em estudar no exterior. Nesta edição, mais de 55 instituições de ensino superior e escolas de idiomas participarão do evento, com profissionais que esclarecem sobre processos de admissão, bolsas de estudo e vistos.
Entre os países representados, estão:
“O evento é uma feira de estandes, com representantes de universidades reconhecidas mundialmente, que vêm ao Brasil para dialogar com estudantes interessados em estudar fora e esclarecer suas dúvidas”, resume a diretora de eventos.
A BMI é uma empresa londrina focada em intercâmbios estudantis e atua também no Brasil e em outros países.
Com 513 mil brasileiros, segundo dados do estudo Comunidades Brasileiras no Exterior, de Portugal, sendo um dos principais destinos para estudantes nacionais, participa da feira com 24 instituições, como:
A presença de instituições portuguesas na feira é coordenada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e conta com apoio de entidades acadêmicas e diplomáticas, com participação confirmada em Salvador. Para estudantes brasileiros, muitas universidades aceitam a nota do ENEM como critério de seleção. Além disso, são oferecidas bolsas de estudo baseadas em mérito acadêmico, critérios socioeconômicos e áreas estratégicas, enquanto nas instituições privadas, a seleção é realizada por processos próprios.
“Brasil e Portugal compartilham laços históricos e culturais que refletem na educação. Todo ano, mais brasileiros optam por Portugal, atraídos pela qualidade acadêmica e pelas oportunidades que o país oferece”, destaca a coordenadora de Internacionalização da Agência Erasmus +.
Dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência indicam que 14.491 estudantes brasileiros estão matriculados em instituições portuguesas no ano letivo de 2023-2024, distribuídos em cursos técnicos, mestrados e doutorados, com mais de 10 mil ingressos via ENEM.
Outros países
Os Estados Unidos também marcam presença no Salão do Estudante, participando com diversas instituições de ensino, além do EducationUSA, rede global de suporte do Departamento de Estado Americano, que auxiliará estudantes sobre processo de admissão e obtenção de visto para o país.
Representantes de outros programas, como Campus France (França) e Education in Ireland (Irlanda), também estarão disponíveis para orientações sobre vistos, bolsas de estudo e oportunidades.