Educação
15h30 10 Abril 2025
Atualizada em 10/04/2025 às 15h30

Unicamp abre seleção para estudantes refugiados

Por Redação TV KZ

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou na quinta-feira (10) um processo seletivo para graduação destinado a estudantes refugiados e aqueles em situações de risco em seus países de origem. Migrantes que se beneficiam de políticas humanitárias do governo brasileiro também estão habilitados a participar.

Esta é a primeira vez que a Unicamp realiza um processo seletivo sistematizado online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de abril, através da página da Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest).

Estão disponíveis 45 vagas, distribuídas em 26 cursos de graduação. Os candidatos devem optar por um curso e escolher um dos três idiomas para a avaliação: inglês, espanhol ou português. Apenas aqueles que estão cursando ou já concluíram ensino superior no exterior podem se inscrever.

A seleção ocorrerá em três etapas: Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT), Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) e Prova de Redação. A chamada para a fase de análise curricular incluirá um número equivalente a três vezes o total de vagas, com divulgação prevista para 2 de junho de 2025.

Os estudantes convocados deverão enviar digitalmente a documentação exigida entre 3 e 6 de junho de 2025, incluindo a comprovação da situação de refúgio ou risco. A análise ficará a cargo da Comissão de Graduação, conforme os critérios estabelecidos no edital.

A Unicamp já tinha um processo de ingresso simplificado para refugiados, mas sem a possibilidade de prova à distância. Com a nova abordagem, espera-se facilitar a candidatura para aqueles que ainda não chegaram ao Brasil.

Atualmente, a Unicamp conta com 54 alunos de diversos países, incluindo Síria, Irã, Cuba e Afeganistão. A universidade oferece suporte aos estudantes, como cursos de português, assistência psicológica, bolsas de permanência e acesso a serviços de saúde.

VEJA TAMBÉM