O Brasil começa, nesta quinta-feira (10), a exigir visto para cidadãos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos, conforme previsto em decreto. A medida reflete a falta de isenção de vistos para brasileiros nesses países. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que a decisão foi tomada em maio de 2023 em respeito ao princípio da reciprocidade.
Solicitação do visto
Os viajantes destes países que chegam ao Brasil por via aérea, marítima ou terrestre devem solicitar o visto online no site eVisa, com taxa de US$ 80,90, aproximadamente R$ 479. A estada desses visitantes no Brasil não poderá exceder 90 dias. A solicitação deve ser feita com antecedência para evitar interrupções na viagem.
Projeto de lei
O Senado Federal aprovou um projeto de lei que suspende a exigência de vistos para cidadãos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão a partir de 10 de abril. O texto ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Japão
O Japão não está mais na lista dos países que exigem visto. A isenção entrou em vigor em setembro de 2023 e é válida por três anos.