Foi anunciada nesta sexta-feira (11) a Intenção de Registro de Preços (IRP) 09/2025, voltada para aprimorar a resposta das instituições públicas em relação à prevenção e combate a incêndios florestais e outras emergências provocadas por desastres naturais. A iniciativa envolve a contratação centralizada de serviços de horas de voo de aeronaves na modalidade fretamento.
A medida, coordenada pela Central de Compras da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está acessível a todos os entes federativos. Em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a proposta inclui não apenas a operação das aeronaves, mas também o abastecimento, manutenção, transporte de pessoal e equipamentos, fortalecendo os recursos aéreos disponíveis para ações de combate.
De acordo com informações do MGI, a contratação possibilitará o rápido deslocamento de brigadistas, equipamentos de proteção e materiais essenciais em todo o território nacional. A utilização das aeronaves também permitirá voos de reconhecimento, mapeamento de zonas de risco e identificação precoce de novos focos de incêndio, resultando em uma resposta mais eficiente e célere.
A expectativa é que essa ação reduza o tempo de resposta a ocorrências, aumente a eficácia das operações e minimize os danos causados por desastres naturais. As adesões à IRP deverão ser feitas eletronicamente por meio do portal compras.gov.br até o dia 28 de abril.