Geral
15h00 22 Abril 2025
Atualizada em 22/04/2025 às 15h00

Petrobras: uma pessoa está em estado grave após de incêndio em plataforma

Por Redação TV KZ

Um incêndio na plataforma PCH-1 (Cherne 1), localizada na Bacia de Campos, a aproximadamente 130 quilômetros da costa de Macaé, resultou em ferimentos em ao menos dez pessoas, segundo informações do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Um trabalhador se encontra em estado grave devido a queimaduras severas nas costas.

Na manhã de segunda-feira (21), 176 funcionários estavam a bordo quando o incêndio ocorreu. Desses, 14 apresentaram queimaduras e 32 foram evacuados. Outras pessoas precisaram de assistência médica devido à inalação de fumaça.

O coordenador do sindicato destacou que o fogo teria se iniciado entre o segundo e terceiro deck da plataforma, e muitos dos trabalhadores estavam se preparando para desembarcar quando a explosão ocorreu, isolando-os.

Relatos apontam que as condições de manutenção das plataformas na Bacia de Campos são inadequadas, com equipamentos enferrujados e passarelas interditadas. O sindicato alega que a PCH-1 estava em condições precárias, mesmo não estando em operação desde 2020, servindo apenas para bombeamento de gás.

A Petrobras, que opera a plataforma, informou que os trabalhadores restantes estão bem e que uma comissão será formada para investigar as causas do incidente. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) exigiu medidas imediatas para garantir a segurança dos trabalhadores e uma apuração rigorosa das causas do incêndio.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revelou que, no ano anterior, o Brasil registrou um total de 731 acidentes relacionados à exploração e produção de petróleo.

VEJA TAMBÉM