Após 235 dias de paralisação, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornaram ao trabalho nesta segunda-feira (14). Os cerca de 300 médicos que estavam em greve iniciam a reposição dos dias parados e o atendimento será normalizado. Em janeiro, o INSS comunicou o reagendamento automático das perícias não realizadas para médicos que não participaram da greve.
Retorno ao trabalho
O retorno foi estabelecido após um acordo com o Ministério da Previdência Social, que restaurará os salários descontados desde janeiro. Desde agosto do ano passado, a greve, considerada a maior da história da carreira, envolveu uma parcela significativa dos médicos peritos.
A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) declarou que os resultados do acordo ficaram aquém das expectativas, mas que representa uma abertura para futuros avanços. A entidade destacou também a eliminação dos riscos disciplinares e a restituição dos salários.
"Embora o acordo não atenda plenamente as demandas da categoria, ele assegura a estabilização do conflito e a proteção dos peritos médicos federais, expurgando riscos funcionais e disciplinares", apontou o comunicado.
Para agendar atendimentos, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 135 ou acessar o portal Meu INSS. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
O time celeste perdeu os dois jogos que disputou na competição até agora.