O ministro da Saúde visitou, nesta quarta-feira (9), o Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena do país. Durante a ação, ele vacinou lideranças indígenas contra a gripe para enfatizar a segurança dos imunizantes.
A imunização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que teve início no dia 7 de abril. Essa campanha inclui todos os estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto na Região Norte a vacinação começará no segundo semestre.
O ministro destacou que os povos indígenas são considerados parte do grupo vulnerável que pode receber a vacina gratuitamente na rede pública de saúde. A vacinação é aberta a crianças a partir de 6 meses, idosos, gestantes, profissionais de saúde, professores e pessoas em situação de rua, entre outros grupos.
A vacinação dos povos indígenas será intensificada em abril, com o lançamento do Mês da Vacinação dos Povos Indígenas, que começará no dia 25 de abril, contando com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
O ministro mencionou que um dos principais desafios da campanha é o combate à desinformação e fake news sobre vacinas, além da logística de vacinação nas áreas remotas.