Uma operação repressiva contra o garimpo ilegal de ouro foi realizada na última sexta-feira (25), nas margens do Rio das Mortes e do Rio Grande, na zona rural de São João del-Rei/MG e de Ritápolis/MG. A ação teve como objetivo coibir a exploração irregular e contou com a participação do BOPE, Polícia Federal e IBAMA.
Apreensão de materiais e prisões em Ritápolis/MG
Durante as ações em Ritápolis/MG, os militares localizaram uma balsa instalada no leito do Rio das Mortes, onde abordaram dois garimpeiros que preparavam equipamentos para mergulho. Foram encontrados um motor a gasolina, compressor de ar e bomba de sucção, além de materiais utilizados na extração de ouro, como bica, carpete e grade.
Os abordados confirmaram a participação na atividade ilegal. Eles foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Federal para demais providências.
A balsa e os equipamentos foram destruídos no local por meio de detonação realizada pela equipe do Batalão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Dois celulares foram apreendidos. O caso também resultou na lavratura de autos de infração por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Fiscalização após desentendimento entre caçadores e pescadores resulta em apreensão de drogas e arma em São João del-Rei/MG
Em outra frente da operação, equipes da Polícia Militar foram até a região da Cachoeira do Vaine, na zona rural de São João del-Rei/MG, após receberem informações sobre um desentendimento entre caçadores e pescadores, com relatos de ameaças envolvendo uso de arma de fogo.
Durante os levantamentos, foi realizada a abordagem a um veículo Volkswagen Saveiro com dois ocupantes. Após fiscalização, foram localizados dois tabletes de substância semelhante à maconha e a quantia de R$ 449 em dinheiro.
No acampamento próximo ao local da abordagem, uma arma de fogo foi encontrada e apreendida.
Segundo informações apuradas, a região é conhecida pela presença de usuários de drogas e traficantes, que utilizam o ambiente para acampamentos e finais de semana.
Os dois envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados para a sede da Polícia Judiciária Estadual, onde permanecem à disposição da Justiça.