Minas Gerais
13h20 25 Abril 2025

PM faz a maior apreensão de carga de explosivos em Minas; operação contou com atuação do BOPE

Por Redação TV KZ

Um homem foi preso nessa quart-feira (23), em Teófilo Otoni/MG, durante uma operação da Polícia Militar de Minas Gerais (PM) que resultou na maior apreensão de materiais explosivos do estado. A ocorrência mobilizou equipes do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e tinha como objetivo prevenir crimes relacionados ao novo cangaço.

De acordo com apuração da TV KZ, tudo começou com um patrulhamento no bairro São Diogo, onde militares abordaram um veículo Fiat Strada, de cor branca, que trafegava pela Rua Josina Dias Campos. O condutor demonstrou nervosismo ao ser parado e apresentou contradições ao falar sobre o local de origem e destino da viagem, afirmando que transportava adubo para plantação.

Materiais explosivos encontrados na caminhonete

Diante da suspeita, os policiais realizaram vistoria e encontraram, na caçamba do veículo, nove sacos de nitrato de amônia embebidos em óleo diesel, com cerca de 25 kg cada, totalizando 225 kg. Junto à carga havia também um rolo de aproximadamente 500 metros de cordel detonante, sem nota fiscal ou código de identificação.

Tentativa de fuga durante a abordagem

Durante a ação, outro veículo tentou furar a barreira policial. Com isso, o suspeito aproveitou para simular um mal súbito, se sentou no banco do veículo, empurrou um policial e fugiu. Enquanto era perseguido, segundo a polícia, ele fez zigue-zague pela BR-116, colocando a vida dos usuários em risco, e foi parado quando teve um dos pneus atingido por um disparo feito por um dos policiais.

Busca em imóvel no bairro Concórdia

Com apoio de outras equipes, a PM foi até uma residência indicada durante a abordagem, localizada na Rua Soares da Costa, no bairro Concórdia. No local, os militares encontraram uma quantidade expressiva de materiais compatíveis com explosivos.

Segundo as autoridades, foram apreendidos:

  • 84 rolos de cordel detonante (vermelho, laranja e verde);
  • 60 caixas de detonadores, algumas abertas, com até 100 unidades cada;
  • 60 estopins pirotécnicos;
  • 27 rolos de fios brancos;
  • Dinheiro em espécie;
  • Um aparelho celular.

A enteada do suspeito também foi presa após, em um primeiro momento, ter tentado impedir a entrada dos policiais na residência.

Ação do BOPE e destruição do material

Devido ao risco de explosão, o local foi isolado e peritos do BOPE foram acionados para manuseio dos materiais. Parte dos explosivos foi encaminhada ao 19º BPM para registro e, posteriormente, será entregue em Belo Horizonte/MG. Os detonadores foram destruídos em local apropriado na própria cidade de Teófilo Otoni.

Investigação continua

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, e os suspeitos foram encaminhados, juntamente com o material apreendido. A TV KZ segue acompanhando o caso e aguarda os desdobramentos das investigações, que devem apurar a origem, destino e finalidade dos explosivos apreendidos.

VEJA TAMBÉM