Arcos
11h06 23 Março 2017
Atualizada em 30/11/-0001 às 00h00

Levantamento divulga que Arcos continua em situação de alerta para infestação de Aedes aegypti

Por Priscila Pedroso
Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde, de Arcos, através da Vigilância Epidemiológica divulgou nessa quarta-feira (22), os números do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) do município, realizado no mês de março. De acordo com o levantamento, 97% dos criadouros do mosquito continuam presentes nas moradias dos arcoenses. Com relação ao índice de infestação predial geral do município, o indicador sofreu uma redução de 0,3% em relação ao levantamento realizado em janeiro, e atualmente se encontra em 3,5%, e ainda representa um alto risco.

O LIRAa foi realizado pelos Agentes de Combates a Endemias, entre os dias 13 e 17 de março. A metodologia tem como objetivo mapear a incidência de criadouro do mosquito, bem como medir o nível de infestação no perímetro urbano, o que faz desta ferramenta um importante indicador para a mobilização dos agentes de saúde, tornando possível direcionar as vistorias de acordo com o risco de cada região, conforme apresentado no levantamento.

É fundamental ressaltar que o mosquito Aedes Aegypti é transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, e também da Febre Amarela. O Governo de Arcos pede o apoio da população no combate ao mosquito. É muito importante receber os agentes de endemias durante as visitas periódicas, para que eles façam as vistorias e orientem os moradores. É preciso ainda que a população combata a proliferação de criadouros do mosquito em suas residências, evitando o acumulo de água parada.

Confira abaixo, o extrato detalhado do LIRAa:

Setor 01 – Índice de infestação predial – 3,7% - MÉDIO RISCO (459 imóveis trabalhados)

Bairros: Floresta, Pinheiros, Verdes Sonhos, Jardim América, Gameleira, Niterói, Cruzeiro, Esperança, Esperança II, Novo Horizonte, São Francisco, Centro, Macedos, Nossa Senhora do Carmo, São José, São Pedro, Lourdes, Cidade Nova, Planalto, Planalto II, Eldorado, Novo Eldorado, Juca Dias, Jardim Bela Vista.

Setor 02 – Índice de infestação predial – 2,2% - MÉDIO RISCO (409 imóveis trabalhados)

Bairros: Olaria, Alvorada, Nova Morada I, Nova Morada II, Vila Boa Vista, Santo Antônio, Sol Nascente, Santa Cruz, São Vicente, Sion, Brasília, Mangabeiras, Esplanada, Califórnia, Buritis e Castelo.

Setor 03 – Índice de infestação predial – 5,2% - ALTO RISCO (181 imóveis trabalhados)

Bairros: São Judas, Juá, Jardim Canadá, Calcita, Santa Efigênia e Nossa Senhora Aparecida.

ÍNDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL GERAL DO MUNICÍPIO – 3,5%

Fonte: Portal Arcos

VEJA TAMBÉM

Campos Altos/MG
Evento Noite do Choro de Campos Altos/MG tem novo local de apresentação nesta sexta-feira

O evento é aberto ao público e contará com apresentação musical.

17h06 24 Abril 2025