O professor e pesquisador Welington Gonzaga do Vale, natural de Campos Altos/MG, tem se destacado no cenário acadêmico e tecnológico pela sua atuação em agricultura e zootecnia digitais. A reportagem da TV KZ conversou com o campos-altense que contou um pouco de sua história.
Welington Gonzaga do Vale é filho de José Eustáquio do Vale, conhecido como Zé Padeiro, e de Maria Guiomar do Vale, Dona Guiomar. Embora tenha deixado Campos Altos para se dedicar aos estudos e à carreira acadêmica, ele mantém um forte vínculo com sua cidade natal e retorna pelo menos uma vez ao ano para reencontrar a família, que é bastante conhecida pela comunidade.
Formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/MG (UFLA), ele obteve mestrado e doutorado em Produção Vegetal com ênfase em Mecanização Agrícola pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UNEF). Atualmente, ele é professor efetivo do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracajú/SE, onde também atua como orientador no programa de pós-graduação em Ciências da Propriedade Intelectual.
Welington Gonzaga do Vale também possui experiência acadêmica no Centro-Oeste do Brasil. Antes de ingressar na Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele atuou como professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop, entre 2011 e 2017. “Trabalhava em Sinop/Mato Grosso, na UFMT. Depois fui convidado para ser professor aqui no Nordeste... difícil recusar...rsrs,” comentou Welington, que hoje se dedica ao desenvolvimento de tecnologias na UFS, em Aracaju.
Welington lidera projetos inovadores na UFS, que resultaram em 17 pedidos de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Entre os destaques de suas pesquisas está o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para monitoramento do conforto térmico de bovinos e avaliação da qualidade de grãos, conforme relatado em publicações da própria UFS. Em 2023, ele foi premiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit) por sua contribuição à inovação e ao desenvolvimento sustentável.
Além de sua atuação na pesquisa, ele é empreendedor e cofundador das startups ConfTerm e Agrigrãos, voltadas para o avanço da tecnologia na agricultura. Com mais de 70 artigos científicos publicados, Welington é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora pelo CNPq, o que reforça sua importância na disseminação de conhecimentos tecnológicos.
O professor e pesquisador campos-altense também está à frente da organização do Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), evento que reúne especialistas e pesquisadores de todo o Brasil na área da produção animal. Os interessados em acompanhar seus projetos e o progresso das inovações tecnológicas podem seguir suas redes sociais: @lab_maquinas_motores e @gemaia_ufs.