Um macaco foi encontrado morto na fazenda Mesas município de Campos Altos. O corpo do primata foi localizado no sábado (25) em estado avançado de decomposição, situação que elimina qualquer hipótese de algum diagnóstico.
Segundo a enfermeira de vigilância epidemiológica, Maria Gabriela Lemos, só é possível realizar uma análise com no máximo 24 horas após a morte do animal. — É importante as pessoas entrarem em contato com a Vigilância Epidemiológica o mais rápido possível. Caso você note que o macaco está reagindo de uma forma diferente, entre em contato, não espere — disse Gabriela.
Segundo a enfermeira, nesta terça-feira (06) haverá vacinação de rotina para moradores da zona rural a partir das 17h00 nos três PSF’s da cidade. A vacina para moradores da área urbana pode ser recebida de 08h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira.
Por não haver notificações da Febre Amarela no município, Campos Altos ainda não é uma área de intensificação.
O último boletim da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou que os macacos encontrados mortos em Uberlândia, Cascalho Rico e Araxá, foram realmente por febre amarela.
Em Minas 181 mortes são suspeitas e 99 foram confirmadas. A maioria das mortes são nas cidades dos vales do Mucuri e do Rio Doce. Houve mortes em cidades no Sul de Minas e Norte do Estado.