Campos Altos/MG
15h05 25 Abril 2025

Prefeitura de Campos Altos/MG anuncia que nome da Escola José Cordeiro será mantido caso seja municipalizada

Por Priscila Pedroso - TV KZ
TV KZ
Escola Estadual Doutor José Cordeiro de Campos, em Campos Altos/MG.

A Prefeitura de Campos Altos/MG divulgou nesta sexta-feira (25), uma nota oficial informando que o Projeto de Lei 13/2025 que previa alterar o nome da Escola Estadual Doutor José Cordeiro de Campos para Escola Municipal Diogo Ribeiro de Andrade foi recolhido para readequação. Segundo a administração municipal, a decisão ocorreu após manifestações contrárias da comunidade campos-altense.

O prefeito Vicente de Paulo Mateus (Vicente da Venda) destacou que a proposta inicial será revista e se limitará apenas à municipalização da unidade escolar. A nota ainda reforçou o respeito do prefeito pelas contribuições do ex-prefeito Diogo Ribeiro de Andrade à cidade e assegurou que uma homenagem justa será prestada futuramente.

Entenda o caso

Nesta quinta-feira (24), a Câmara Municipal divulgou o Projeto de Lei 013/2025 enviado pela Prefeitura de Campos Altos, que previa, além da municipalização da escola localizada no bairro Santa Terezinha, a alteração do nome da unidade escolar. O projeto inclui a transferência para o município da estrutura física, equipamentos, mobiliário, recursos didáticos e financeiros.

A proposta ainda será analisada e votada pelos vereadores. Caso aprovada, a lei municipal será sancionada pelo prefeito.

Discussão com a comunidade

Antes da decisão de recolher o projeto, o presidente da Câmara Municipal, Sandro Ubirajara Martins (Bira), havia informado à TV KZ que vereadores se reuniriam com pais e representantes da escola para discutir o tema. A data para a votação ainda não foi definida.

Municipalização anterior

Em 20 de setembro de 2021, a Escola Estadual Deiró Borges passou pelo mesmo processo e foi municipalizada, integrando-se à rede municipal como Escola Municipal Deiró Borges. A proposta, assim como a atual, teve origem em uma iniciativa do Governo de Minas Gerais para ampliar o atendimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

VEJA TAMBÉM