Campos Altos/MG
18h24 25 Abril 2025

Presidente da Câmara de vereadores de Campos Altos diz que legislativo participou de decisão para manter nome da Escola Doutor José Cordeiro

Por Marcelo The Back - TV KZ
TV KZ
Escola Estadual Doutor José Cordeiro de Campos, em Campos Altos/MG.

A Câmara Municipal de Campos Altos/MG informou à reportagem da TV KZ que o Legislativo participou diretamente da decisão que resultou na manutenção do nome da Escola Estadual Doutor José Cordeiro de Campos.

Segundo o presidente da Câmara, Sandro Ubirajara Martins (Bira), ele esteve na Prefeitura na manhã desta sexta-feira (25) para levar a opinião de moradores que se manifestaram contrários à alteração do nome da unidade escolar. De acordo com Bira, a mudança afetaria a história do município e, em comum acordo, ficou decidido que o nome da escola será mantido.

Questionado sobre o envolvimento da Câmara na decisão, Bira argumentou sobre a necessidade de uma análise por parte do legislativo antes de uma decisão:

— Antes de qualquer decisão definitiva, é fundamental que a Câmara realize uma análise criteriosa dos impactos que essa mudança poderá trazer a médio e longo prazo, tanto no aspecto financeiro quanto na gestão educacional, para que o município não assuma obrigações permanentes sem garantias concretas de viabilidade — disse Bira.

A informação foi divulgada após a Prefeitura de Campos Altos anunciar o recolhimento do Projeto de Lei 013/2025 para readequação. A proposta inicial previa a municipalização da escola, localizada no bairro Santa Terezinha, e a mudança do nome para Escola Municipal Diogo Ribeiro de Andrade.

Segundo a nota divulgada pela Prefeitura nesta sexta-feira (25) à TV KZ, a proposta será revista e se limitará apenas à municipalização da unidade escolar. O texto reforçou ainda o respeito do prefeito pelas contribuições do ex-prefeito Diogo Ribeiro de Andrade e assegurou que uma homenagem justa será prestada futuramente.

Entenda o caso

O projeto de lei, divulgado pela Câmara nessa quinta-feira (24), previa a transferência para o município da estrutura física, equipamentos, mobiliário, recursos didáticos e financeiros da escola.

A proposta ainda será analisada e votada pelos vereadores. Se aprovada, será sancionada pelo prefeito.

Discussão com a comunidade

Antes do anúncio oficial sobre o recolhimento do projeto, Bira já havia informado à TV KZ que vereadores se reuniriam com pais e representantes da escola para debater o tema. A data para a votação ainda não foi definida.

Contexto de outra municipalização

Em 20 de setembro de 2021, na gestão de Paulo Cézar de Almeida, a Escola Estadual Deiró Borges passou por processo semelhante e foi municipalizada, integrando a rede municipal como Escola Municipal Deiró Borges. Assim como ocorre agora.

VEJA TAMBÉM