Ibiá/MG
13h51 14 Novembro 2023

Governo assina ordem para início de projeto que ligará rodovias em Ibiá; com obra, fluxo pesado de veículos não passará mais pelo centro da cidade 

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que assumiu interinamente o cargo de governador do Estado de Minas Gerais, em razão da viagem de Romeu Zema (NOVO) ao exterior, assinou, na segunda-feira (6), a ordem de início para o desenvolvimento do projeto de construção do Contorno de Ibiá, que ligará as rodovias MG-187 e MG-235. Com isso, quando a obra for concluída, haverá o melhorando e redução do tráfego na área urbana da cidade. 

Durante a assinatura, estavam também o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, o ex-vice- prefeito de Ibiá, Gillianno Gilles Ferreira (Gillianno Mamão), o ex-prefeito, Paulo José da Silva (Paulo Jiboia), a atual prefeita, Marlene Aparecida de Souza Silva e o deputado Estadual, Bosco. 

A rodovia de contorno deverá ter cerca de quatro quilômetros e será construída para evitar que um fluxo de aproximadamente 5 mil veículos, vindos da MG-187 e da MG-235, passe pelas ruas da cidade. 

Para o advogado e assessor parlamentar, Gilliano Mamão, o início do projeto é uma conquista para o município. "Estamos empenhados nesse projeto há anos. E quem me acompanhou desde a primeira reunião em Belo Horizonte foi o deputado Estadual Bosco. A ponte foi exclusivamente através dele", disse.

Segundo a Agência Minas, o contorno viário em Ibiá, abrangerá uma pista de 3,5 metros, com acostamento de 2 metros e uma velocidade média de 80 km/h ao longo do trajeto. 

Durante a elaboração do traçado, serão considerados diversos fatores, incluindo a minimização da supressão vegetal, a redução da interceptação de vales e áreas brejosas, a ausência de desapropriação de residências, a implementação de rampas suaves em todo o percurso e a redução do volume de terraplenagem. 

O projeto, com custo estimado em R$ 3.270.756,85, terá a empresa contratada com prazo de 360 dias consecutivos para sua conclusão.

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