A Eleição e Coroação da Rainha Nacional do Milho 2017 foi realizada na noite dessa quarta-feira (24) no Paiolão do Parque de Exposições em Patos de Minas. Iara Santos foi a escolhida pelos jurados do concurso. Mas uma declaração da candidata Maria Angélica tem causado muitos protestos na internet.
As três belas jovens discursaram sobre os temas: As Marias Artesãs e seus 15 anos, Paiolão e sua história e Arena, palco de grandes realizações. Os 11 jurados avaliaram os quesitos de postura, elegância, beleza, simpatia, desenvoltura e segurança, com notas de 7 a 10. Ao final a coroa foi repassada para Iara Santos, que é a nova Rainha do Milho.
Mas uma frase dita pela candidata Maria Angélica, após a coroação durante entrevista para a NTV, causou um verdadeiro alvoroço em redes sociais e aplicativos de mensagens, que reproduziam a fala da jovem em vídeo e áudio. Ao ser perguntada sobre o porquê de não ter conseguido a coroa, a moça respondeu que: "infelizmente os jurados avaliaram mais a cor, né. Não olharam tanto os outros requisitos que realmente eram necessários, como comunicação e simpatia". Maria Angélica ainda enfatizou que o fato de nunca ter sido coroada uma rainha negra influenciou a decisão do júri. "Acho que essa questão de muita igualdade, de nunca ter tido uma rainha negra, mexeu com os jurados e não fui a escolhida".
A reportagem do portal Patos Já entrou em contato com a Princesa do Milho, que quer esclarecer o que ela classificou como mal entendido. Maria disse também que dará uma declaração para a imprensa sobre o assunto. A assessoria de imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, disse que por enquanto a entidade não se pronunciará.
Edição: Priscila Pedroso
Fonte: Patos Já