Uberaba
08h59 19 Setembro 2019
Atualizada em 19/09/2019 às 12h24

Composição carregada com 70 toneladas de dióxido de enxofre pega fogo

Por JM Online
Jairo Chagas
O trem tem 1.064 metros e 69 vagões com o produto

O Corpo de Bombeiros se mobilizou na manhã desta quinta-feira (19) em uma ocorrência registrada na VLI, localizada no Distrito Industrial 3, em Uberaba.

Conforme informações do 8ºBBM, um vagão da composição carregada com 70 toneladas de dióxido de enxofre pegou fogo.

Este é um sinistro especialmente perigoso, pois, o produto é altamente tóxico e as chamas no dióxido de enxofre não podem ser vistas pelo olho humano. Portanto, a primeira ação dos militares foi de resfriar o vagão.

Além disso, a equipe jogou Líquido Gerador de Espuma (GLI) – um produto que forma uma camada isolante entre o ar ambiente e o dióxido de enxofre – com o objetivo de reduzir a emissão de gás que é nocivo à saúde humana.

Os maiores perigos desse gás são para contato com a pele ou inalado, conforme alerta do 8º BBM.

Após isso, os bombeiros vão abrir o vagão para combater o fogo diretamente no material. A ocorrência ainda está em andamento.

O fato foi percebido pelo maquinista que transportava o produto. Ao fazer uma parada para manutenção do trem, o profissional percebeu um dos vagões da composição estava com fumaça. O trem tem 1.064 metros e 69 vagões com o produto. 

Por nota a VLI, empresa que administra a Ferrovia-Centro-Atlântica, informou que assim que registrou o princípio de incêndio em um vagão com enxofre, acionou o Corpo de Bombeiros. "Não houve vítimas nem vazamento de produto. As causas estão sendo apuradas", explicou a empresa. 

VEJA TAMBÉM