Um detento foi baleado durante apreensão de objetos ilícitos dentro da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba/MG. O fato aconteceu na sexta-feira (29), durante apreensão de celulares, chips, baterias, fone de ouvido, cabos USB e uma arma artesanal, popularmente conhecida como chuço.
Segundo informações do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), agentes ouviram barulhos de pancadas na parede e uma das celas da Ala C, iniciando procedimento de busca no local. Um detento de 21 anos assumiu ser o dono dos materiais.
Também de acordo com o boletim policial, um dos agentes fez um disparo de espingarda calibre 12 dentro da cela durante o procedimento de busca e um detento, de 19 anos, foi atingido na altura da coxa. Ele recebeu atendimento médico e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento São Benedito.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que o detento de 21 anos, que é o dono dos materiais apreendidos, será submetido à Comissão Disciplinar. Contudo, não informou o motivo do disparo ao detento ferido.
“A direção da penitenciária lavrou um Reds e abriu procedimento interno apurar o fato no âmbito administrativo. A Justiça também foi comunicada”, disse a Sejusp, em nota.