Um trabalhador, de idade não informada, ficou gravemente ferido após ter o pé prensado em uma máquina de grãos na noite dessa terça-feira (27), em uma empresa no Distrito Industrial 1, em Uberaba/MG.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o homem trabalhava em um silo quando ficou com o pé preso em um sistema helicoidal de movimentação de grãos. O sistema é uma rosca sem fim que vai levando os grãos de um lugar para o outro.
Os bombeiros utilizaram ferramentas para cortar partes metálicas da máquina para liberar o pé do funcionário. Os sinais vitais da vítima foram monitorados e não havia indícios de grandes sangramentos.
Em seguida, foi feita a movimentação manual do equipamento até a liberação do pé. Houve grande laceração do membro. O homem foi imobilizado e levado para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), consciente e orientado.
Ainda segundo os bombeiros, os silos são atmosferas geralmente explosivas, em razão da poeira dos grãos, que fica suspensa no ar. Por conta disso, foi feita a ventilação do local.
Também foi usado um desencarcerador, espécie de grande alicate hidráulico, com força de quatro toneladas, usado para expandir a área e amenizar a pressão no pé do trabalhador ferido
A ocorrência foi comunicada ao Ministério do Trabalho.
Trabalhador sendo retirado do local pelos bombeiros. Foto: Corpo de Bomebiros - Divulgação.