Geral
14h10 18 Abril 2025
Atualizada em 18/04/2025 às 14h10

Feriadão deve ter chuva e queda de temperatura no centro-sul do país

Por Redação TV KZ Fonte: Agência Brasil

O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes deve ser marcado por chuvas intensas em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além das precipitações, a passagem de uma frente fria pelo oceano deve afetar algumas áreas da região sul do país.

Para esta sexta-feira (18), são esperadas pancadas de chuva com trovoadas na região centro-sul de Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, as chuvas mais fortes devem ocorrer no oeste e centro-norte do estado entre hoje e amanhã (19). Já no litoral paulista, a intensidade das chuvas deve ser mais moderada. No domingo, algumas localidades do estado podem registrar queda de temperatura.

No Sul, uma nova frente fria se desloca pelo oceano e provocará instabilidades na região. O centro-norte do Rio Grande do Sul será o primeiro a ser impactado, com o avanço do sistema previsto para os próximos dias. O oeste de Santa Catarina e do Paraná também devem ser afetados, com chuvas moderadas previstas.

A partir do final de semana, a formação de geada fraca é esperada no sul do país devido à massa de ar frio que se instalará na região.

Alertas Meteorológicos

O Inmet emitiu dois alertas laranja para o risco de chuvas intensas. O alerta laranja é o segundo de maior gravidade na escala de alertas, sendo o vermelho o mais grave. O primeiro alerta, válido até amanhã (19), abrange as regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, além de áreas do norte e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, além da região noroeste do Espírito Santo e sul e centro-sul da Bahia, com chuvas que podem variar de 30 a 60 mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia.

O segundo alerta é específico para hoje e atinge o Paraná, Mato Grosso do Sul e algumas regiões do interior paulista, onde as chuvas podem chegar a até 100 milímetros em um único dia, acompanhadas de ventos fortes entre 60 e 100 quilômetros por hora.

VEJA TAMBÉM