A Polícia Federal prendeu um homem de 70 anos, nesta terça-feira (15), por suspeita de comercializar objetos com símbolos nazistas na internet. A operação, nomeada Lembrança Ingrata, visa coibir a apologia ao nazismo.
Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos cumpriram um mandado de busca na casa do investigado, localizada no bairro Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O mandado foi expedido pela 8ª Vara Criminal Federal da cidade.
A investigação começou após uma ONG informar sobre uma página na internet onde ele vendia emblemas, distintivos, bandeiras e outros itens contendo a cruz suástica, promovendo o nazismo. A PF, após análise de dados digitais, confirmou a continuidade da venda dos produtos apológicos.
Durante a operação, os policiais apreenderam diversos itens, incluindo bandeiras e moedas com a cruz suástica, resultando na prisão em flagrante do homem. Ele deve responder pelo crime de apologia ao nazismo, que pode levar a pena de até cinco anos de reclusão, além de multa.