Futebol
00h00 25 Abril 2025
Atualizada em 25/04/2025 às 00h00

Palmeiras amplia marca de time brasileiro que mais venceu na altitude de La Paz

Apesar do histórico desafiador de enfrentar a altitude de La Paz em competições organizadas pela Conmebol, o Palmeiras se destaca como a equipe brasileira com o maior número de vitórias jogando contra o Bolívar fora de casa. Nesta quinta-feira, o time de Abel Ferreira venceu por 3 a 2, no Estádio Hernando Siles, pela terceira rodada da Libertadores e se isolou na ponta desta estatística, com duas vitórias.

O Palmeiras fez um ótimo primeiro tempo, mas sentiu o desgaste físico dos 3.650 metrôs de altitude no segundo. Flaco López e Estêvão marcaram na etapa inicial. O centroavante brasileiro Fábio Gomes, ex-Atlético-MG, empatou com dois gols de cabeça nos 45 minutos finais. Por fim, o meia Maurício marcou, garantiu os três pontos e a liderança do Grupo G. Equipe é a única com 100% de aproveitamento no torneio.

O primeiro triunfo do Palmeiras contra o Bolívar aconteceu na Libertadores de 2020, quando o time treinado por Vanderlei Luxemburgo superou o adversário, por 2 a 1, no mesmo estádio, com gols de Willian Bigode e Gabriel Menino. Marcos Riquelme marcou o da equipe boliviana.

Na oportunidade, os times brasileiros não venciam o Bolívar em La Paz havia 37 anos. Em 1983, o Grêmio arrancou uma virada emocionante, por 2 a 1, na campanha campeã dos gaúchos na Libertadores.

Desde então, o Internacional também bateu a equipe na Bolívia e se tornou o terceiro time do Brasil a vencer. Em 2023, o time colorado abriu o placar logo no início com Enner Valencia e suportou a pressão no restante da partida.

Se somar os duelos contra os bolivianos fora de casa, o Palmeiras se isola ainda mais, aumentando o retrospecto para três vitórias. Os paulistas venceram na capital administrativa do país pela primeira vez em 1974, contra o Deportivo Municipal, por 1 a 0, na Libertadores.

Santos, Ceará, Atlético-MG, Corinthians, São Paulo e São Caetano são outras equipes brasileiras que também venceram times bolivianos em La Paz, com uma vitória cada.

VEJA TAMBÉM