Na etapa da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, realizada em Macau, dois atletas brasileiros avançaram às quartas de final da chave de simples. Hugo Calderano, atual quinto colocado no ranking mundial, venceu o japonês Hiroto Shinozuka, número 29, em uma partida decisiva, com o placar de 4 sets a 1 (11/6, 12/14, 11/6, 11/9 e 11/7).
Por sua vez, Bruna Takahashi, classificada como 24ª no ranking feminino, derrotou a romena Bernadette Szocs, 14ª colocada, em uma performance convincente de 4 sets a 0 (11/8, 11/7, 11/7 e 11/5). Este confronto é notável, pois duas semanas antes, Takahashi havia sido eliminada pela mesma adversária em outro torneio.
As quartas de final acontecerão nesta sexta-feira (18). Takahashi enfrentará a chinesa Chen Xingtong, quarta do mundo, a partir das 2h15 (horário de Brasília). Em seguida, Calderano medirá forças com o japonês Tomokazu Harimoto, terceiro colocado do ranking, às 9h15. A partida de Calderano será transmitida ao vivo pela Federação Internacional de Tênis de Mesa no YouTube.
O Brasil começou a competição com outros dois representantes, que foram eliminados na fase de grupos. A etapa da Copa do Mundo em Macau conta com a participação de 48 atletas e se estenderá até o próximo domingo (20). Os brasileiros buscam, assim, a conquista de uma medalha inédita na competição.
O time celeste perdeu os dois jogos que disputou na competição até agora.