O brasileiro Hugo Calderano se destacou nesta sexta-feira (18), ao garantir um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo de tênis de mesa em Macau, na China. Ele venceu o japonês por 4 sets a 1, se tornando o primeiro da América a alcançar tal feito nesta competição. O carioca, atual quinto no ranking mundial, é o único não asiático entre os semifinalistas.
Essa é a primeira vez que o jogador avança às semifinais nesta temporada, garantindo assim uma medalha de bronze por não haver disputa pela terceira posição. Ele se prepara para enfrentar o vice-líder do ranking mundial neste sábado (19), às 3h45 (horário de Brasília). A partida poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Tênis de Mesa no YouTube.
No torneio, o país também contou com a participação de uma atleta nas quartas de final, que apesar de vencer um set contra uma rival chinesa, não conseguiu avançar às semifinais. Outros dois competidores brasileiros foram eliminados na fase de grupos. A competição em Macau, que reúne 48 atletas, segue até o próximo domingo (20), e o Brasil busca uma medalha inédita no torneio.